10/08/2014

Fics floopadas, como lidar?


“Por que minha fic não é famosa?”
Sua fanfic anda floopada? Um comentário só, e de “amei, continua”? Vamos tentar descobrir o porquê!


1º 800 e 8000.
Já ouvira aquela velha expressão “8 e 80”? Ela se aplica muito bem aqui, só que acrescentando alguns zeros, claro.
Como leitora eu assumo que não gosto de capítulos gigantes, por exemplo, um de cinco mil palavras já me cansa para ler, ai eu vejo um de dez mil e já brocho na hora. E os de duzentas palavras então? Se for uma coletânea de Double-Drabbles, até é compreensível, mas em uma história normal é um saco!
Em minha opinião, o tamanho certo para capítulos é entre 1200 a 3800. Assim não fica muito cansativo, nem muito “quê? Já acabou?”.


2º Erros de português.
Então, quer dizer que você escreve “concerteza” e quer que eu leia sua fic? Sinto desaponta-lo, mas não vai rolar!
Eu leio, releio e então leio mais uma vez o meu texto antes de posta-lo, mas se você não tem paciência para isso, os betas têm.
Eu além de ler mil vezes, ainda peço para que meus leitores avisem caso vejam algum erro, sempre o melhor para eles!

3º Divulgação é importante.
Procure grupos e páginas dispostas a postar sua história, mas pelo amor do santo expedito (who?) não divulgue em páginas/grupos onde isso é proibido! Além de encher o saco, você pode ser banido(a).
E DIVULGAR NOS PERFILS ALHEIOS É CHATO PRA K7! No meu perfil eu deixo bem claro que aceito divulgações, mas tem uma caçambada de gente que não aceita, mas a educação que a mamãe deu não deixa ir te mandar tomar em lugares indelicados.
Mais uma coisa, se você tiver uma página, um blog ou qualquer outra coisa, use-o para divulgar sua fic, por exemplo:
Leiam minha nova fic yuri povo: http://fanfiction.com.br/historia/534014/2_Bonnies/
E isso foi o exemplo de uma divulgação muito cara de pau e sem vergonha da parte dessa ADM!

4º Sua fic é um funil.
Eu me lembro de ter visto esse termo em alguma página, não lembro se foi a Ficwriter Facts ou outra, mas ok.
Ela começa com 10 comentários, ai vai passando os capítulos e essa quantia vai diminuindo. Por que isso?
Talvez o enredo da sua história tenha ficado chata e muito forçada, talvez os seus leitores sejam um bando de preguiçosos, ou você é uma fidamãe que não responde os comentários, ou responde com uma linha um comentário de dez.

5º Na categoria original é welcome to the jungle.
Quem se lembra da letra de Welcome to the jungle? Aqui vai o trecho que eu preciso:
“Bem vindo à selva
Nós temos diversões e jogos
Nós temos tudo o que você quiser
Querida, nós sabemos os nomes”
A originais tem todo tipo de categoria, ela tem tudo que você quer. Mas será que você tem tudo que eles querem? Eles sabem os nomes, autores que já são conhecidas nessa categoria nunca passam despercebidos, mas e os novatos? São esquecidos! Para você se destacar tem que fazer algo muito grandioso, mas mesmo que seja grandioso, pode muito bem floopar.
Mas a melhor coisa que você pode fazer é escrever. Escreva como se não houvesse amanhã, e faça um calendário para postar tudo. Assim terá mais chance de sua fic ser vista por alguém.

Espero ter ajudado alguém, até a próxima!

4 comentários:

  1. Oh, bem interessante as dicas. E como faz quando você não posta nada a um mês, e n sente mais vontade de continuar a história? Eu n queria simplesmente deixar a fic morrer, mas pelo visto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D no meu caso, eu escrevo one-shots, ela servem como treino e ainda me inspiram bastante. Mas se você não quer escrever mesmo, desista que é o melhor a fazer por você, e pelos seus leitores.

      Excluir
  2. Nattt a única merda que eu faço é não responder comentário, afinal eu não os tenho ;-;
    Eu tento sempre revisar e melhorar os meus capítulos, por isso minha fic não tá sendo atualizada, eu to arrumando-a!
    Adorei as dicas e vou tentar segui-las!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, tenta investir em divulgação :v
      Poderia pegar uma beta, elas são muito pacientes :3
      Obrigada :)

      Excluir